Persuasão - Jane Austen

Oii Galerinha!!
Hoje eu vim trazar para vocês a resenha do livro: Persuasão da Jane Austen.
Espero que gostem!!

O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.
Sobre o Livro:
Primeiramente eu queri falar uma coisa sobre a sinopse do livro:
Quem escreveu essa sinopse nunca leu esse livro. Pois ao ler-la você acredita que o livro vai tratar do amor de Anne pelo Capitão do começo ao fim, coisa que não é exatamente assim.
Se você for ler esse livro por acreditar que se trata de um romance você vai quebra a cara ,pois o ponto chave desse livro não é esse. O livro se foca nos problemas que ela tem que enfrentar - nas decisões que ela tem que tomar - e não no amor que sente pelo capitão.

Minha Opinião:
O livro é narrado na 3ª pessoa e ,na maioria das vezes, você vai acompanhar a história pelos olhos da Anne (pois o livro algumas vezes muda a pessoa por quem você acompanha a história). Esse foi o meu primeiro livro da Jane, e eu nunca li nenhum texto escrito por ela, e eu amei a escrita dela!!
 O enredo é bem diferente do que costumamos ver por ai. Acredito que a Jane seja uma das poucas mulheres que, em seus livros, não foca no romance dos personagens e sim nos problemas enfrentados pela nossa protagonista.
Infelizmente nesse livro foram poucos os personagens em que eu senti certa afeição. Eu não me identifiquei com nenhum deles e achei eles meio distantes.
Eu achei o livro pequeno, mas com muita informação - e com muitos personagens - coisa que dificulta para o leitor acompanhar a história. Em vários momentos eu tive que voltar algumas páginas para saber quem era determinado personagem. Eu achei que tinha MUITOS personagens e alguns  - infelizmente - eram desnecessários.

Nenhum comentário

Postar um comentário