Os 13 porquês - Jay Asher

Oii Galerinha!!
Hoje eu vim fazer a resenha do livro: 
Os 13 porquês do Jay Asher




Ao voltar 
da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.






Sobre o livro:
O livro fala sobre uma garota, a Hannah Baker, que antes de se suicidar gravou 13 fitas meio que explicando os motivos e as pessoas que a levaram a cometer tal ato. Depois que ela morre as pessoas que estão nas fitas - aquelas que Hannah julga serem as causas dela ter acabado com a sua vida - começam a recebe-las, um por um. E se essa corrente for quebrada, ou seja, se alguém não passar as fitas adiante, uma pessoa que ninguém sabe quem é vai publicar essas fitas e espalhar para toda a escola. O pior é que nessas fitas não estão só os motivos que levaram Hannah a se suicidar, mas nelas também contem grandes segredos das pessoas que estão presente nela.
Esse é o primeiro livro do autor Jay Asher.

Minha opinião:
Você vai acompanhar a história pelos olhos do Clay, que na minha opinião é um garoto norma. Não tem algo nele que eu possa dizer:
-ISSO É TÃO CLAY!!
E é através desse garoto fofo que nós vamos assistir as fitas da Hannah.
Esse livro foi um pouco complicado para mim, pois livros assim que tenham tantos nomes de pessoas envolvidas me atrapalha um pouco, e esse livro não é aquele que você pode esquecer os nomes dos personagens e o que ele fez na história pois eles se conectam e se você não souber quem eles são vai ficar um pouco perdida.
Em contrapartida a leitura desse livro é super rápida e leve, apesar de tratar de um tema um pouco pesado, a leitura é bem tranquila Até porque esse livro é usado em escolas (é isso que diz atrás do livro).Apesar de tudo eu achei a história muito legal, e o fato do Clay ser normal me fez entender mais o que ele ta sentindo e fez com que eu o achasse mais parecido comigo!!
A Hannah é aquele tipo de pessoa complexa, e tenho que admitir que alguns dos seus porquês não me convenceu completamente, alguns deles pareceram simples desculpa para acabar com a sua vida.
Nesse livro eu senti falta de  mais detalhas do como:
--> Como ela morreu
--> Quem a achou
--> O que ela pensou antes de se matar...
Coisas desse tipo que por ser narrado pelos olhos do Clay ficaram sem respostas!!
Mas o livro em si é bem fofo, e a leitura é bem leve e acima de tudo faz você pensar na forma como você haje com os outro e que o que você faz para os outros pode ter um peso  positivo ou negativo na vida dos outros!!


Nenhum comentário

Postar um comentário